VII Congresso e XXIV Jornadas da Sociedade Portuguesa de Alcoologia

Lisboa, 20, 21 e 22 de Outubro de 2016 – Auditório do Instituto S. João de Deus

Álcool e Festa… 50 Anos de Alcoologia e 30 Anos da SPA

A definição de Alcoologia por Pierre Fouquet surge em França, em 1966 e completa este ano 50 anos! Por outro lado a Sociedade Portuguesa de Alcoologia (SPA) nasce em 1986, ou seja há precisamente 30 anos!

Coincidem pois neste ano de 2016 dois marcos importantes para todos quantos se interessam pela disciplina consagrada a tudo o que se refere ao mundo do álcool etílico, à produção, conservação, distribuição, consumo normal e patológico com as implicações deste fenómeno, causas e consequências, seja ao nível coletivo, nacional e internacional, social, económico e jurídico, seja ao nível individual, espiritual, psicológico e somático (definição de Alcoologia).

50 anos é a idade de ouro, da sabedoria tranquila e segura, alicerçada no tempo e na experiência acumulada, desafiando o presente… 30 anos é a idade madura, da força e das certezas, do trabalho exigente e interventivo, da insatisfação razoável, da rebeldia mobilizadora, contagiando o futuro…

No dia a dia da nossa vida de relação, reunidos à volta dos amigos ou familiares, fazemos sempre questão de lembrar que alguém faz anos…, damos os parabéns…, oferecemos presentes, felicitamos efusivamente os protagonistas, sentimo-nos genuinamente felizes pela existência dos homenageados, rimos naturalmente, distribuímos generosamente abraços e beijos, discursamos entusiasticamente sobre a amizade e os episódios mais marcantes das vivências comuns, enfim, celebramos!…

E atualmente, no nosso país, no que concerne aos Problemas Ligados ao Álcool, nas suas várias vertentes e perspetivas, estamos em condições de celebrar? Conhecemos profundamente a realidade atual? Como intervimos? Como prevenimos?

E o Álcool hoje, em Portugal, não é ainda o protagonista principal da Festa? Como? Onde? Com que intervenientes? Com que objetivos? Com que consequências?

Em resposta a estas e a muitas outras questões, preparámos para todos os interessados uma série de temas muito diversos, da clínica aos aspetos sociais e culturais, cuja apresentação foi atribuída a alguns dos mais reputados especialistas e comunicadores nas respetivas áreas do conhecimento, mas… a sua presença é indispensável!

O nosso desafio aqui fica – venha refletir e debater o tema genérico Álcool e Festa nestes 3 dias de trabalho intenso, debate informal e animada troca de experiências.

Venha comemorar connosco! Junte-se à Festa!

Todos estão convidados! Esperamos por si!

Pel’ A Direcção da SPA e Comissão Organizadora

Augusto Pinto

Ficha de Inscrição

Ver Cartaz || Ver Programa || Normas dos Posters, Comunicações Livres e Workshops

One Response

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *