Submissões


Submissões

A Revista Portuguesa de Alcoologia publica artigos de autores nacionais e internacionais em português, espanhol e inglês.

A submissão de um artigo implica que não tenha sido previamente publicado e que não está a ser considerado para publicação por outra revista.

Os manuscritos devem ser submetidos online, via eletrónica, através do email rpa@spalcoologia.pt, cumprindo as seguintes normas de publicação:

Normas de Publicação

A Revista Portuguesa de Alcoologia é uma publicação científica editada pela Sociedade Portuguesa de Alcoologia, em formato eletrónico, publicada três vezes por ano, seguindo uma política de livre acesso. 

 Missão 

Contribuir para a produção e difusão de conhecimentos na área da Alcoologia. A Revista Portuguesa de Alcoologia publica artigos originais, artigos de revisão, casos clínicos, editoriais, dando ênfase ao trabalho clínico. 

Visão 

Pretende ser reconhecida como uma revista portuguesa de utilidade profissional e valor científico e promover uma publicação científica de elevada qualidade, privilegiando o trabalho original de investigação (clínico, epidemiológico, multicêntrico, ciência básica). Contribuir para a divulgação da literatura internacional.

 Valores 

Promover o conhecimento, a qualidade e a atualidade científica, a independência e a imparcialidade editorial, a ética e o respeito pela dignidade humana e a responsabilidade social.

Política Editorial 

A Revista Portuguesa de Alcoologia publica artigos de autores nacionais e internacionais em português, espanhol e inglês.  

A submissão de um artigo implica que não tenha sido previamente publicado e que não está a ser considerado para publicação por outra revista. 

Os manuscritos devem ser submetidos online, via eletrónica, através do email rpa@spalcoologia.pt 

Todos os manuscritos submetidos são inicialmente revistos pelo Editor e Conselho Editorial da Revista Portuguesa de Alcoologia e serão:

  • Aceites sem alterações; 
  • Aceites após modificações propostas;
  • Recusados. 

Os artigos publicados ficarão propriedade conjunta da Revista Portuguesa de Alcoologia e dos autores. A Revista Portuguesa de Alcoologia reserva-se o direito de comercialização do artigo enquanto parte integrante da revista (na elaboração de separatas, por exemplo). O autor deverá acompanhar a carta de submissão com a declaração de cedência de direitos de autor para fins comerciais. 

Copyright/ Direitos de Autor 

Quando o artigo é aceite para publicação, é obrigatório o envio via e-mail de documento digitalizado, assinado por todos os Autores, com a partilha dos direitos de autor entre autores e a Revista Portuguesa de Alcoologia. O(s) Autor(es) deve(m) assinar uma cópia de partilha dos direitos de autor entre autores e a Revista Portuguesa de Alcoologia quando submeterem o manuscrito, conforme minuta publicada em anexo: 

Nota: Este documento assinado só deverá ser enviado quando o manuscrito for aceite para publicação.

Ao Editor da Revista Portuguesa de Alcoologia:

O(s) Autor(es) certifica(m) que o manuscrito intitulado: [Inserir nome do artigo] é original, que todas as afirmações apresentadas como factos são baseados na investigação do(s) Autor(es), que o manuscrito, quer em parte quer no todo, não infringe nenhum copyright e não viola nenhum direito da privacidade, que não foi publicado em parte ou no todo e que não foi submetido para publicação, no todo ou em parte, noutra revista, e que os Autores têm o direito ao copyright

Todos os Autores declaram ainda que participaram no trabalho, se responsabilizam por ele e que não existe, da parte de qualquer dos Autores conflito de interesses nas afirmações proferidas no trabalho. Os Autores, ao submeterem o trabalho para publicação, partilham com a Revista Portuguesa de Alcoologia todos os direitos a interesses do copyright do artigo. 

Todos os Autores devem assinar 

Data:

Nome (maiúsculas):

Assinatura:

Conflitos de Interesse 

Os autores devem declarar potenciais conflitos de interesse. 

 Os autores descreverão na carta de apresentação qualquer relação financeira ou pessoal que tenham tido ou tenham no momento de escrever e que possam enviesar o trabalho. 

No caso de não existir conflito de interesses escreve-se: o(s) autor(es) declaram não ter nenhum conflito de interesses. 

Regras fundamentais na Revista Portuguesa de Alcoologia

  • O Editor é responsável por garantir a qualidade da revista e que o que publica é ético, atual e relevante para os leitores e pela gestão das reclamações. 
  • As decisões editoriais são baseadas no mérito do trabalho e pela sua adequação à revista. 

Tipos de Artigos 

A Revista Portuguesa de Alcoologia publica os seguintes tipos de artigos: 

  • Editoriais – serão geralmente da responsabilidade do Editor incidindo sobre tópicos atuais. 
  • Reflexões/Ensaio – Podem cobrir grande diversidade de temas com interesse nas perturbações relacionadas com o álcool: problemas atuais ou emergentes, gestão e políticas de saúde, epidemiologia, etc. Recomenda-se que a extensão do artigo não exceda as 1200 palavras e uma tabela e/ou figura. 
  • Artigos Originais – trabalhos de investigação originais e inéditos, dedicados à Alcoologia. O texto deve ser apresentado com as seguintes secções: Introdução, Material e Métodos, Resultados, Discussão, Conclusões, Agradecimentos (se aplicável), Referências, Tabelas e Figuras. Recomenda-se que a extensão do artigo não exceda as 5000 palavras e seis tabelas e/ou figuras. 
  • Artigos de Revisão – avaliações críticas e sistematizadas da literatura sobre determinados temas relacionados com a Alcoologia. Recomenda-se que a extensão do artigo não exceda as 5000 palavras e seis tabelas e/ou figuras.
  • Resumos – os resumos das reflexões, dos artigos originais e dos artigos de revisão não devem exceder as 250 palavras, assim como a lista de palavras chave. 
  • Casos Clínicos – relato de um caso clínico com justificada razão de publicação (raridade, aspetos inusitados, evoluções atípicas, inovações terapêuticas e de diagnóstico, entre outras). As secções serão: Introdução, Caso Clínico, Discussão, Bibliografia. Recomenda-se que a extensão do artigo não exceda as 2500 palavras e três tabelas e/ou figuras.O resumo não deve exceder as 150 palavras. 
  • Cartas ao Editor – expressão de opinião dos leitores sobre artigos publicados na revista. 

Normas Gerais 

Estrutura geral do artigo 

Os trabalhos devem apresentar-se num arquivo Word ou WordPerfect, digitado em páginas de tamanho A4, com duplo espaço entre todas as secções, com margens laterais de 25 mm e numeração consecutiva no ângulo inferior direito começando pela página do título. 

Evitar o uso de abreviaturas no título e no resumo. A primeira vez que apareça uma abreviatura no texto deve ser precedida pela denominação completa a que se refere. 

As secções ordenam-se da seguinte forma: 

  • Título – em português e inglês 
  • Linha da autoria – liste o nome de todos os autores (primeiro e último nome) com os títulos académicos e/ou profissionais e respetiva afiliação. Autor para correspondência: nome completo, morada e e-mail. 
  • Resumo – em português e inglês
  • Palavras Chave –entre 5 e 10 palavras-chave a seguir ao resumo. 
  • Corpo de Texto – a estrutura do texto deve seguir as diretrizes de cada categoria de trabalho descritas anteriormente.  
  • Agradecimentos (facultativo) – devem vir após o texto, tendo como objetivo agradecer a todos os que contribuíram para o estudo. 
  • Citações e referências – seguem o sistema autor-data ou o sistema numérico da Norma Portuguesa 405.
  • Conflito de interesses – Os autores devem declarar se têm ou não, algum conflito de interesses. 

Bibliografia  

  • Livros: Apelido, Nome Próprio (Data) Título, local: editora.  
  • Capítulos de Livro: Apelido, Nome Próprio (Data) “Título do texto”, in Nome Próprio e Apelido (org.), Nome do Livro, local: editora, páginas. 
  • Artigos de publicações periódicas: Apelido, Nome Próprio (Data) “Título do Artigo”, Nome da Publicação Periódica, local: editora, páginas. 
  • Textos em suporte digital: Às orientações acima descritas para os diferentes tipos de publicação, deve ser acrescentada no final, a seguinte referência: http://www.etc